Bom a máquina doada pela Fábrica ANIGER, já foram fabricadas vários estilos de bolsas com as caixinhas Tetra Pak, mais conhecidas como Caixinhas de Leite Longa Vida. A parceria com a fábrica ANIGER, continua, e nessa semana a EEEP Dr. José Alves da Silveira receberá outra máquina e todo mês receberá um quilo de linha apropriado para a fabricação das bolsas ecológicas. Lembrando que o sucesso do projeto de reaproveitamento das embalagens só será possível se houver a colaboração de todos com a coleta das mesmas. E já houve a divulgação das bolsas na própria instituição de ensino (EEEP Dr. José Alves da Silveira) para pais e alunos e também em outros locais, podemos citar a EEEP de Senador Pompeu (foto).
domingo, 22 de abril de 2012
sábado, 21 de abril de 2012
-
Ajude na coleta :)
A EEEP Dr. José Alves da Silveira agradece, e o maior beneficiado é o meio ambiante !
O projeto ISOLAMENTO TÉRMICO também é destaque no Jornal O POVO
O projeto ISOLAMENTO TÉRMICO: SOLUÇÃO ECONÔMICA E ECOLÓGICA, desenvolvido pelos alunos do Curso Técnico em Edificações (2° ANO "B") ganha mais destaque e desta vez sai uma reportagem no jornal O POVO, no caderno FALA PROFESSOR. Confira a matéria abaixo:
ADRIANA ARAÚJO
jfsevero@hotmail.com
Graduada em Tecnologia da Construção Civil Universidade Estadual Vale do Acaraú (Ueva)
Batizado de “Isolamento Térmico: Solução Econômica e Ecológica”, o projeto surgiu após os estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira, localizada no município de Quixeramobim, observarem que o teto do refeitório do estabelecimento era revestido de alumínio industrializado. Com uma temperatura agradável à sombra, a turma decidiu pesquisar mais sobre o metal. “Eles estudaram o alumínio e descobriram que as embalagens Tetra Pak continham esse tipo de material. Começaram, então, a realizar testes com as caixinhas no Laboratório de Física e tiveram a ideia de produzir uma manta térmica”, relembra Adriana Araújo Alves, professora e também coordenadora do curso de Edificações.
DESENVOLVIMENTO
As primeiras descobertas no laboratório foram suficientes para levar os alunos a campo. Devidamente orientados, eles visitaram residências de famílias de baixa renda de Quixeramobim à procura do melhor lugar para testar a manta. Durante uma semana, a manta ficou na sala da casa de um aluno do curso. Ele recorda que “quando chegava da rua, o calor era intenso. A sala era o ambiente mais quente da casa”. A mudança com a instalação da manta térmica foi nítida, diminuição média de 9 graus.
Esse Projeto despertou o interesse dos outros alunos a estarem envolvidos, seja dando continuidade ou trazendo algo inédito. Nesse sentido, está sendo trabalhamos o conceito de replicabilidade, que é aplicar na sociedade o que foi aprendido na escola. Além das mantas de Isolamento Térmico, as caixinha Tetra Pak também servem para fazer bolsas/sacolas ecológicas e protetores para para-brisas de veículos.
A EEEP Dr. José Alves da Silveira, através da Coordenação do Curso de Edificações, recebeu a doação de uma máquina de costura industrial de uma empresa de calçados favorecendo, dessa forma, a ampliação do Projeto e concedendo ao mesmo a credibilidade e confiança necessárias. A referida máquina será utilizada pelos alunos do Projeto para dar continuidade a costura das mantas de embalagens Tetra Pak que serão utilizadas no forro das residências e também na confecção de sacolas ecológicas e protetores usados em para-brisas de veículos.
VEJA O SCAN RETIRADO DO SITE DO JORNAL O POVO
Caso queira conferir a matéria diretamente no site do jornal O POVO, CLIQUE AQUI
Assinar:
Postagens (Atom)