quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Projeto é destaque em reportagem da Tv Diário.


O projeto “Isolamento Térmico: Solução econômica e ecológica desenvolvido pelos alunos Guilherme Farias de Oliveira e Crysna Mara Arruda Mendes do Curso de Edificações da EEEP Dr José Alves da Silveira é destaque em reportagem realizada no programa Diário Regional, veiculado na TV DIÁRIO no dia 28/11/2012.

  
Na oportunidade os alunos demonstraram todas as etapas da confecção de mantas térmicas que são utilizadas para diminuir a temperatura dos domicílios do bairro da Maravilha, em Quixeramobim. O referido projeto conta com a participação de todos os alunos do curso e objetiva oferecer uma alternativa econômica e ecológica, capaz de minimizar o aumento constante da temperatura, influenciado pelo aquecimento global.

O projeto é um dos 04 classificados para representar a EEEP na Feira de Ciências Estadual, em Fortaleza, nos dias 07,08 e 09/12.
O destaque da matéria é "Estudantes de Quixeramobim desenvolveram um projeto simples, barato e eficiente para reduzir o calor"

Veja a matéria completa:

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Participação na III Feira Regional de Ciências e Cultura


A 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, promoveu no dia 01 de novembro do 2011 a III Feira Regional de Ciências e Cultura.
A Feira teve como tema: A Ciência e a Tecnologia no Cotidiano da Escola, cujo objetivo foi estabelecer relações dinâmicas dos conhecimentos específicos das disciplinas da base comum do ensino fundamental e médio com problemáticas sociais, culturais, econômicas e ambientais, de caráter local, regional, nacional ou global.


A Escola Estadual de Educação Profissional Dr José Alves da Silveira, sediou as equipes participantes da Feira , nas quais representaram escolas que fazem parte da Crede 12.
O projeto "Isolamento Térmico: Solução econômica e ecológica", cuja equipe é composta por alunos do Curso Técnico em Edificações da escola sede, também participou da Feira de Ciências e Cultura, atuando na área de Ciências Ambientas. O projeto foi destaque na Feira e levou a premiação de 1º lugar na área correspondente, sendo assim classificado para a V Feira Estadual de Ciências e Cultura, que será realizada na capital do estado, Fortaleza - CE.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Quando você joga algo fora, está jogando dentro.




Você já pensou que quando jogamos o lixo fora, na verdade não é "fora" que estamos jogando, e sim "dentro"?

Sim, dentro do nosso habitat, planeta, mundo, orbe. Enfim, a sua casa, a minha casa, a nossa casa.
Se estocarmos em nossa própria casa todo o lixo que produzimos, provavelmente em 1 ano, com uma família de em média 4 pessoas, o lixo consumiria todo esse espaço. E onde iríamos morar? Temos a opção de comprar outra casa assim que a atual enchesse. E continuaríamos fazendo isso por muitos anos, não é mesmo?
Vocês já se imaginaram vivendo em meio a insetos, odores desagradáveis, materiais sujos, e outras tantas coisas que são nocivas à nossa saúde? Talvez não, mas seria se o lixo fosse deixado dentro de sua própria casa ao invés de coloca-lo num lugar que você considera "fora".
É isso que estamos fazendo com o nosso Planeta.
Não é possível deixar de produzir lixo, mas o melhor a fazer é reciclá-lo. Temos que fazer algo para mudar essa realidade, por que se continuar assim por muito tempo, um dia não existirá mas esse lugar onde o lixo "desaparece".
É uma ignorância com a nossa própria vida, vamos crescer!
Não vamos deixar o Planeta virar uma bola de lixo espacial, vamos crescer moralmente e nos tornar pessoas melhores a cada dia, a cada descoberta. Muitas pessoas podem não saber, mas somos os seres mais inteligentes da face da Terra. Não é à toa que fomos à Lua, inventamos tecnologias, curamos doenças. Foram tantas descobertas, que é inaceitável não termos uma solução em que todos se envolvam para o bem da própria vida.

Quem tem, iniciativa para reverter isso tudo, parabéns. Mas quem ainda não tem consciência desse tremendo mal, comessem agora mesmo, pois o tempo está acabando.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Alunas envolvidas na coleta de embalagens


Alunas dos Cursos Técnicos em Edificações, Redes de Computadores e Logística. Super animadas com a campanha de arrecadação das embalagens Tetra Pak.

Uma atividade muito importante que está diretamente envolvida no projeto de Isolamento Térmico é a sustentabilidade, e os alunos da EEEP Dr José Alves da Silveira têm essa iniciativa. Por isso é muito comum alunos da Escola Profissional serem vistos pelas ruas coletando caixinhas, coisa que antes era visto por eles mesmos somente como fonte de renda para famílias pobres, como por exemplo, trabalho de catador de lixo. Mas após o início do projeto, diversas pessoas mudaram de opnião quanto a isso, o que antes era considerado motivo de vergonha, hoje é motivo de orgulho, pois estão retirando a embalagem que viria a ser nociva à natureza se jogada de forma indevida, e transformando-a num bem, numa coisa útil à toda a população da cidade.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Participação na I Feira de Ciências e Cultura da EEEP


A equipe composta por 5 alunos do Curso Técnico em Edificações participou da I Feira de Ciências e Cultura da EEEP Dr José Alves da Silveira, concorrendo com mais 6 equipes na área de Ciências Ambientais. A equipe obteve ótima pontuação , sendo selecionada para a III Feira Regional de Ciências e Cultura.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Instalação da primeira manta em uma residência


Escolhemos a casa de um dos alunos do Curso Técnico em Edificações para a implantação da primeira manta de isolamento térmico confeccionada por eles, depois de uma visita para a entrega de um termômetro para que a família medisse a temperatura todos os dias durante uma semana. Foi preciso destelhar a casa para a colocação da manta, pois é preciso colocá-la 2cm abaixo das telhas e entre os caibros e as ripas (cabos de madeira fixas no teto para segurar o telhado).

Na parte da sala, a manta foi colocada com a parte laminada para baixo, opção da proprietária da casa por questão de estética, pois a eficácia da manta nessa posição é a mesma. Após a implantação da manta, a temperatura foi medida durante uma semana inteira novamente, e foi constatado que houve uma grande diferença na temperatura, uma baixa de em média 9ºC.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Confecção das primeiras mantas de Isolamento Térmico


Alunos do Curso Técnico em Edificações reuniram-se para a higienização das caixinhas para a confecção da primeira manta. As primeiras caixinhas coletadas vieram de pontos de coleta instalados na cidade, como por exemplo nas escolas públicas e particulares de Quixeramobim.



Turma reunida após conserto da máquina de costura, que será utilizada como objeto de trabalho na construção das mantas.


Confecção da primeira manta de Isolamento Térmico produzida pela equipe.


Primeira manta feita pela turma do Curso Técnico em Edificações. A manta já tem destino determinado, será implantada na residência de um dos alunos da turma.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Divulgação da campanha nas rádios de Quixeramobim


Um dos principais objetivos do Projeto Isolamento Térmico, é que toda a população do município de Quixeramobim conhecesse o mesmo, para que possam desenvolve-lo em casa, por meio da reciclagem da embalagem, da confecção das mantas e a sua instalação.
Para isso, alunos representantes da turma da EEEP responsável por implantar o projeto em Quixeramobim, foram à rádios do município afim de divulgar o projeto, dando informações sobre o que pretendemos com o mesmo, também onde se localizam os pontos de coleta de embalagens e o benefício que trás a reciclagem desse material, enfim, a conscientização da população para que ajudem a expandir o projeto por toda a cidade com sucesso.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Campanha de arrecadação de embalagens na EEEP


 Além de divulgar o Projeto Isolamento Térmico e a campanha para arrecadação de embalagens Tetra Pak, em lanchonetes, super mercados, rádios da cidade, universidades, escola públicas e particulares, é muito importante fazer o mesmo em nossa escola. As quatro turmas (Agronegócio, Edificações, Logística e Redes de Computadores) foram visitadas por alguns alunos do Curso Técnico que está desenvolvendo o projeto, afim de que todos os alunos tomassem conhecimento do projeto que parte de sua própria escola, e que eles mesmos trouxessem embalagens para a confecção das mantas.
Só é permitido o consumo de alimentos oferecidos pelo colégio, então todas as caixinhas devem ser trazidas de casa, diminuindo um pouco o volume das mesmas, mesmo assim a meta é de que cada aluno traga em média, 15 embalagens por semana.

Confecção dos coletores de embalagens

 

Os alunos do Curso Técnico em Edificações da EEEP Dr José Alves da Silveira, realizaram a confecção de caixas coletoras, que mais tarde foram colocadas nos pontos de coleta de embalagens Tetra Pak.
Os coletores foram feitos de caixas já usadas, material que seria desperdiçado e colocado no lixo, um fato importante, pois mostra que os alunos tiveram a atitude de reciclar a partir da produção dos coletores.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Visita domiciliar


Alguns alunos do Curso Técnico em Edificações visitaram residências de famílias de baixa renda no município de Quixeramobim, mas especificamente, no Bairro Maravilha. Começamos as visitas por esse bairro, por que nosso projeto visa beneficiar primeiramente essas regiões mais pobres, pois são elas que mais sofrem com as consequências da degradação da natureza.


O projeto foi explicado aos moradores por meio de vídeos-aulas, reportagens de tele-jornais, fotos, etc. Muitos deles se interessaram pelo projeto, por esse motivo, como já havia sido estabelecido a primeira residência a receber a manta de isolamento térmico (a residência de um aluno do Curso Técnico em Edificações localizada no mesmo bairro), foi feito um cadastro com pessoas que também queriam a instalação de algumas mantas em suas casas. Para isso foi desenvolvida uma campanha de arrecadação de embalagens Tetra Pak para a confecção das mesma.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Tetra Pak - Recicle esta ideia


A EEEP Dr. José Alves da Silveira decidiu adotar o projeto Isolamento Térmico com Embalagens Tetra Pak, para criar um outro, intitulado: Isolamento Térmico: Solução econômica e ecológica, para arrecadar embalagens Tetra Pak, com a finalidade de construir mantas de isolamento térmico, para a população de Quixeramobim que sofre com a alta temperatura do Sertão Central.

Projeto desenvolvido pelos alunos do Curso Técnico em Edificações