sábado, 30 de junho de 2012

I Simpósio de Educação Profissional


Os alunos Guilherme Farias de Oliveira e Crysna Arruda Mara Mendes participaram do I Simpósio de Educação Profissional do Estado do Ceará no período de 25/06/2012 à 28/06/2012, representando o projeto ISOLAMENTO TÉRMICO: SOLUÇÃO ECONÔMICA E ECOLÓGICA, onde apresentaram todo o processo e utilidade do projeto, a sua aplicação e benefícios, entre outras coisas abordadas pela temática do mesmo.  


Os alunos deram entrevista e ao chegarem da apresentação, dizem que foi um momento único para suas vidas.

sábado, 2 de junho de 2012

Parceria com a Senhora Rejane Carneiro


No dia 28 de maio, a senhora Rejane Carneiro, que constrói e vende casas visitou o Curso de Edificações - 2° ANO - para conhecer um pouco da temática abordada no curso e tudo sobre o projeto Isolamento Térmico: Solução Econômica e Ecológica, onde ela conheceu as bolsas ecológicas e as todo o processo de higienização das caixinhas onde ficou firmada a parceira com ela, que em sua próxima casa, que já está sendo construída será instalada a Manta de Isolamento Térmico, que irá gerar um maior conforto para a família que for morar na casa, diminuindo em até 8% a temperatura do ambiente. E ela disponibilizou a obra para os alunos do curso visitarem, onde será acompanhado passo a passo a construção da residência.

Desfile de Bolsas Ecológicas


Na Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira aconteceu um desfile de bolsas ecológicas (17/05/2012), parte do Projeto Isolamento Térmico, onde estavam presentes várias autoridades como o Excelentíssimo Prefeito Edmílson Júnior, os Senhores Marcos Rezende e Alaor (gerentes da fábrica de calçados ANIGER), pessoas quais colaboram com o desempenho do projeto.


Na oportunidade, então aniversário da EEEP Dr. José Alves da Silveira, as alunas Eduarda Maria, Bruna Thalya, Talita Pedrosa, Yara Betina, Gabrielle Andrade (Edificações), Gabrielle Andrade (Nutrição) e Fabíola Silva apresentaram a mais bela coleção das bolsas, com muita elegância, deixando todos impressionados com as bolsas e também com a elegância das meninas e ainda foi apresentado um histórico do projeto, desde o seu início.

AABB visita Escola Profissional para conhecer o Projeto Isolamento Térmico


No dia 28 de maio de 2012, os alunos da AABB foram visitar a EEEP Dr. José Alves da Silveira para conhecer o Projeto Isolamento Térmico: Solução Econômica e Ecológica, por conta, que no lanche das crianças da AABB é fornecido produtos com a embalagem utilizada no projeto, e foi firmada a parceria, e todas as caixinhas consumidas serão doadas para o maior desempenho do projeto desenvolvido pelos alunos do Curso Técnico em Edificações - 2° ANO. Na oportunidade, os alunos do curso ensinaram para as crianças a maneira correta de cortar as embalagens e também apresentaram todo o processo de desenvolvimento do projeto. 

sábado, 5 de maio de 2012

Arrecadação das Caixinhas


No decorrer desse um ano de EEEP Dr. José Alves da Silveira, o Projeto Isolamento Térmico: Solução Econômica e Ecológica é um dos que vem ajudando a levar o nome da escola e do Curso de Edificações ao topo da mídia, e desta vez, foi feita uma encomenda de várias bolsas ecológicas, e precisaremos do empenho de todos os alunos da instituição de ensino e de quem quiser colaborar, coletando as caixinhas recicláveis, de preferência cortadas e lavadas. 


No aniversário da escola terá uma gincana, onde o principal objetivo é incentivar a coleta das caixinhas para o melhor desempenho do projeto, que não é desenvolvido apenas pela turma de Edificações em si, mas sim por todos da Escola Profissional, porque é a colaboração de cada um que torna o projeto o SUCESSO que é. 


E também não podemos esquecer de mencionar a parceria com a Fábrica de Calçados ANIGER que está colaborando muito conosco, com a doação de 2 máquinas e a cada mês a doação de 1 quilo de linha para a costura das bolsas ecológicas.  



ENTÃO, O QUE ESTÁ ESPERANDO, VAMOS COMEÇAR A COLETA E AJUDAR AINDA MAIS COM O PROJETO E COM O MEIO AMBIENTE (!)

domingo, 22 de abril de 2012

Bolsas Ecológicas


Bom a máquina doada pela Fábrica ANIGER, já foram fabricadas vários estilos de bolsas com as caixinhas Tetra Pak, mais conhecidas como Caixinhas de Leite Longa Vida. A parceria com a fábrica ANIGER, continua, e nessa semana a EEEP Dr. José Alves da Silveira receberá outra máquina e todo mês receberá um quilo de linha apropriado para a fabricação das bolsas ecológicas. Lembrando que o sucesso do projeto de reaproveitamento das embalagens só será possível se houver a colaboração de todos com a coleta das mesmas. E já houve a divulgação das bolsas na própria instituição de ensino (EEEP Dr. José Alves da Silveira) para pais e alunos e também em outros locais, podemos citar a EEEP de Senador Pompeu (foto).

sábado, 21 de abril de 2012

-


Ajude na coleta :)
A EEEP Dr. José Alves da Silveira agradece, e o maior beneficiado é o meio ambiante !

O projeto ISOLAMENTO TÉRMICO também é destaque no Jornal O POVO


O projeto ISOLAMENTO TÉRMICO: SOLUÇÃO ECONÔMICA E ECOLÓGICA, desenvolvido pelos alunos do Curso Técnico em Edificações (2° ANO "B") ganha mais destaque e desta vez sai uma reportagem no jornal O POVO, no caderno FALA PROFESSOR. Confira a matéria abaixo:

 
ADRIANA ARAÚJO
jfsevero@hotmail.com 
Graduada em Tecnologia da Construção Civil Universidade Estadual Vale do Acaraú (Ueva)

Batizado de “Isolamento Térmico: Solução Econômica e Ecológica”, o projeto surgiu após os estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira, localizada no município de Quixeramobim, observarem que o teto do refeitório do estabelecimento era revestido de alumínio industrializado. Com uma temperatura agradável à sombra, a turma decidiu pesquisar mais sobre o metal. “Eles estudaram o alumínio e descobriram que as embalagens Tetra Pak continham esse tipo de material. Começaram, então, a realizar testes com as caixinhas no Laboratório de Física e tiveram a ideia de produzir uma manta térmica”, relembra Adriana Araújo Alves, professora e também coordenadora do curso de Edificações.


DESENVOLVIMENTO

As primeiras descobertas no laboratório foram suficientes para levar os alunos a campo. Devidamente orientados, eles visitaram residências de famílias de baixa renda de Quixeramobim à procura do melhor lugar para testar a manta. Durante uma semana, a manta ficou na sala da casa de um aluno do curso. Ele recorda que “quando chegava da rua, o calor era intenso. A sala era o ambiente mais quente da casa”. A mudança com a instalação da manta térmica foi nítida, diminuição média de 9 graus.


Esse Projeto despertou o interesse dos outros alunos a estarem envolvidos, seja dando continuidade ou trazendo algo inédito. Nesse sentido, está sendo trabalhamos o conceito de replicabilidade, que é aplicar na sociedade o que foi aprendido na escola. Além das mantas de Isolamento Térmico, as caixinha Tetra Pak também servem para fazer bolsas/sacolas ecológicas e protetores para para-brisas de veículos.


A EEEP Dr. José Alves da Silveira, através da Coordenação do Curso de Edificações, recebeu a doação de uma máquina de costura industrial de uma empresa de calçados favorecendo, dessa forma, a ampliação do Projeto e concedendo ao mesmo a credibilidade e confiança necessárias. A referida máquina será utilizada pelos alunos do Projeto para dar continuidade a costura das mantas de embalagens Tetra Pak que serão utilizadas no forro das residências e também na confecção de sacolas ecológicas e protetores usados em para-brisas de veículos.

VEJA O SCAN RETIRADO DO SITE DO JORNAL O POVO


Caso queira conferir a matéria diretamente no site do jornal O POVO, CLIQUE AQUI

quinta-feira, 29 de março de 2012

ANIGER FIRMA PARCERIA E DOA MÁQUINA PARA EEEP DR. JOSÉ ALVES DA SILVEIRA


A EEEP Dr. José Alves da Silveira, Quixeramobim - CREDE 12, através da Coordenação do Curso de Edificações, recebeu a doação de uma máquina de costura industrial, da empresa CALÇADOS ANIGER NORDESTE LTDA.

A referida máquina será utilizada pelos alunos do Projeto: ISOLAMENTO TÉRMICO: SOLUÇÃO ECONÔMICA E ECOLÓGICA, na costura das mantas de embalagens tetra pak que serão utilizadas no forro das residências e também na confecção de sacolas ecológicas e protetores usados em para-brisas de veículos.

A empresa está sediada no município de Quixeramobim há mais de 15 anos e oferece mais de quatro mil empregos diretos e indiretos. O setor administrativo da empresa ANIGER, tomou conhecimento dos projetos desenvolvidos pela Escola e demonstrou interesse na parceria, inclusive viabilizando campo de estágio para os alunos da escola.

Com informação da Diretora Professora Josimar Saraiva.

Texto: Crisanto Teixeira

terça-feira, 6 de março de 2012

Projeto é destaque no Diário do Nordeste (Caderno Regional)

Na Edição do dia 06 de março de 2012, saiu no caderno Regional (Diário do Nordeste) uma matéria falando do projeto desenvolvido pelos alunos do curso Técnico em Edificações (2° B)


VEJA A MATÉRIA ABAIXO:


Clique para Ampliar
Projeto estimula o exercício da consciência ambiental entre estudantes
FOTO: DIVULGAÇÃO
Clique para Ampliar
Página especial produzida pela equipe do Diário do Nordeste Online traz exemplos de sucesso no universo da reciclagem
FOTO: REPRODUÇÃO
Estudantes do curso de Edificações produzem mantas de isolamento térmico a partir de caixinhas de leite

Quixeramobim Para muitos, a problemática do lixo termina na porta de casa. Basta juntar os restos em sacos plásticos, colocá-los à disposição na calçada e esperar que o material seja levado, certo?

Infelizmente, essa é a rotina da maioria dos lares no Ceará. Só em Fortaleza, por exemplo, são coletadas 3.400 toneladas de lixo por dia. Poucas pessoas separam o material que pode ser reaproveitado daquele que, de fato, não tem mais utilidade.

Percorrendo alguns dos cenários que envolvem essa questão, o Diário do Nordeste Online produziu um hotsite especial sobre a reciclagem no Estado (http://hotsite.diariodonordeste.com.br/reciclagem).

Abordando desde as perspectivas de melhoria no setor, passando pelas formas de reaproveitamento do alumínio, nossa equipe trouxe histórias de gente que dá um rumo diferente ao que chama-se de lixo.

Exemplos de consciência ambiental como a dos alunos da Escola Profissionalizante Doutor José Alves da Silveira, em Quixeramobim, no Sertão Central. Por lá, os estudantes vêm produzindo mantas de isolamento térmico a partir de caixinhas Tetra Pak. Com baixo custo e ainda ajudando na diminuição da poluição, o projeto tornou-se referência entre alunos, professores e comunidade.

Batizada de "Isolamento Térmico: solução econômica e ecológica", o projeto surgiu após os estudantes observarem que o teto do refeitório da escola era revestido de alumínio industrializado. Com uma temperatura agradável à sombra, a turma decidiu pesquisar mais sobre o metal. "Eles estudaram o alumínio e descobriram que as embalagens Tetra Pak continham o material. Começaram a fazer testes com as caixinhas no laboratório de física e tiveram a ideia de produzir uma manta térmica", relembra Adriana Araújo Alves, professora e também coordenadora do curso de Edificações.

Das aulas teóricas para a prática, foi um pulo. As primeiras descobertas no laboratório foram suficientes para levar os alunos a campo. Devidamente orientados, eles visitaram residências de famílias de baixa renda de Quixeramobim à procura do melhor lugar para testar a manta.

"Escolhemos a casa de um dos nossos colegas, porque ficava na periferia, no bairro Maravilha, onde as condições eram restritas e seria mais fácil de acompanhar o processo", garante Guilherme Farias, do 2º ano de Edificações, integrante do projeto.

Ideia em prática

Durante uma semana, a manta ficou na sala da casa de Jeferson Brendan, também do 2º ano. Ele recorda que "quando chegava da rua, o calor era imenso. A sala era o ambiente mais quente".

A mudança com a instalação da manta térmica foi nítida: diminuição média de 9 graus. Crysna Arruda, outra integrante do projeto, explica que os moradores foram orientados a anotar a temperatura sempre por volta das 13h, "período de sensação térmica mais elevada", garante.

Os gráficos, fotos e demais dados foram todos registrados no caderninho de campo e no blog (http://www.projetoisolamentotermico.blogspot.com). A repercussão do experimento estimulou a competição saudável. "Esse projeto despertou o interesse dos outros alunos a estarem envolvidos, seja dando continuidade ou trazendo algo inédito. Nós trabalhamos o conceito de replicabilidade, que é aplicar na sociedade o que foi aprendido na escola", comemora a diretora da instituição, Maria Josimar.

Viabilidade comercial

Empolgados com as possibilidades a partir da reciclagem das caixinhas, alunos e professores, agora, tentam conseguir uma máquina industrial, que deve ajudar a aumentar a produção de mantas e viabilizar a comercialização em massa dos produtos, seja para atender a comunidade ou oferecer o serviço a empresas do setor imobiliário.

Mais informações



GLEDSON ARAÚJO
EDITOR-WEB


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Divulgação do Projeto nas Salas



Na terça-feira (14/02/2012) alunos do Curso de Edificações - 2° Ano B, foram divulgar o projeto para as outras turmas da EEEP Dr. José Alves da Silveira (Agronegócio - 2° ano / Logística - 2° Ano / RDC - 1° e 2° ano / Nutrição e Dietética - 1° ano), na ocasião, os alunos falaram de como o projeto é desenvolvido e contamos com a presença de nosso colega Jefferson Brendah, onde foi na casa dele que se foi colocada a 1ª manta. A forma que os alunos se dividiram para falar do projeto foi 7 equipes de 6 pessoas, no qual houve participação de todos.

Participação na V Feira Estadual


Após os ótimos resultados obtidos na I Feira da EEEP Dr. José Alves da Silveira, o projeto foi escolhido para participar da III Feira Regional (Crede 12), conseguindo o 1° lugar na área das Ciências Ambientais,o projeto ISOLAMENTO TÉRMICO - SOLUÇÃO ECONÔMICA E ECOLÓGICA foi classificado para participar da V Feira Estadual, que ocorreu a abertura dia 06/12/2011, e as apresentações foram nos dias 07, 08 e 09 de dezembro no Hotel Praia Centro, na ocasião das apresentações, o projeto recebeu diversos elogios e ganhou mais repercussão ainda. Os alunos que foram responsáveis para apresentar o projeto, Guilherme e Crysna não deixaram nada a desejar, fazendo com que o projeto tenha sido um dos mais comentados pelos estudantes, visitantes e jurados que participaram da Feira Estadual.

Matéria sobre o Projeto é destaque na Adital Jovem



No finalzinho do ano passado, uma das revistas online mais conhecida e visitada da América Latina. Onde o projeto recebeu grande destaque.


O que você faz com as caixas de leite e de sucos após o consumo das bebidas? Estudantes do curso de Edificações da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Dr. José Alves da Silveira, em Quixeramobim, cidade do sertão central do Ceará, no Nordeste do Brasil, decidiram reaproveitar as embalagens para reduzir a temperatura dentro das residências do município.
A ação faz parte do projeto Isolamento térmico: solução econômica e ecológica, idealizado e desenvolvido pelos próprios alunos da Escola. A ideia é aproveitar as embalagens Tetra Pak para a construção de mantas de isolamento térmico.
Crysna Mara Arruda, uma das participantes do projeto, explica que a iniciativa consiste em colocar mantas de embalagens Tetra Pak abaixo das telhas e entre os caibros e as ripas (madeiras fixas no teto para segurar o telhado). Segundo a estudante, cada metro quadrado de manta é formado, em média, por 20 caixas de leite longa vida.
Adriana Alves, professora do curso de Edificações e orientadora da iniciativa, mostra-se orgulhosa pelo trabalho da turma. Ela destaca o mérito dos/as alunos/as desde o início. "Em agosto, nós lançamos temas para a turma e eles escolheram o que para eles tinha maior relevância, que era o de meio ambiente e sustentabilidade. A partir daí eles passaram uma semana pesquisando”, comenta, lembrando que os/as participantes ainda tiveram aulas e laboratórios de química e física.
Os/as estudantes não ficaram apenas nos conhecimentos teóricos e nas práticas de laboratórios. Foram a campo falar com moradores de comunidades carentes da cidade e se mobilizaram para arrecadar as embalagens Tetra Pak. "Depois da divulgação, a gente recebeu várias embalagens, também instalamos pontos de coleta. Ao todo, foram mais de 3 mil caixinhas que deixaram de ir pro lixo”, afirma Crysna.
A turma, formada por 45 alunos entre 14 e 15 anos, já pode dizer que contribuiu para a melhoria da qualidade de vida no município. Adriana explica que os estudantes optaram por iniciar o projeto no bairro Maravilha, comunidade de baixa renda. Sem condições de possuir ventilador ou ar condicionado, as famílias sofriam com as altas temperaturas da cidade.
"Os estudantes colocaram um termômetro na casa escolhida e pediram para a moradora medir a temperatura durante uma semana, por volta das 13h. Teve dia em que a temperatura no ambiente interno chegou a quase 40 graus”, comenta a professora. Calor que pôde ser aliviado após a instalação da manta. Depois de realizar o mesmo procedimento, os estudantes verificaram uma diminuição de até nove graus.
"É importante porque é um projeto sustentável, diminui o volume de lixo e diminui a temperatura das casas, proporcionando mais conforto para as pessoas”, destaca Crysna. A estudante ainda ressalta a oportunidade de pesquisar sobre o assunto e verificar a validade do projeto. "É interessante porque [além de pesquisar] a gente comprova, a gente vê que realmente dá certo”, comenta.
A intenção da turma do curso de Edificações é continuar com o projeto e expandir para outras localidades da região. De acordo com Adriana Alves, os/as estudantes já pensam em capacitar moradores da cidade para construírem novas mantas. "A ideia é replicar o projeto”, afirma.

VEJA A REPORTAGEM

Bolsas/Sacolas Ecológicas

Além das mantas de Isolamento Térmico, as caixinha Tetra Pak também servem para fazer bolsas/sacolas ecológicas. Veja abaixo fotos de mais uma ideia desenvolvida:






sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Projeto sai em matéria da Revista EcoNordeste

Mais uma vez mostrando a repercussão do Projeto que o Curso Técnico em Edificações (2°Ano) da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira está aplicando aqui em Quixeramobim, trago-lhes o print da reportagem sobre o projeto que saiu na Revista EcoNordeste. Uma das revistas ecológicas mais famosas no país.

*Clique na imagem para vê-la em tamanho real

A MATÉRIA SOBRE O PROJETO PODE SER CONFERIDA CLICANDO AQUI, E ELA ESTÁ PRESENTE NAS PÁGINAS 22 E 23

Visita do Jornalista do Diário do Nordeste


Após recebermos a visita da equipe da TV Diário, recebemos essa semana a visita do jornalista Gledson Araújo  do Jornal Diário do Nordeste, aqui na Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira, juntamente com os alunos e a professora Adriana Alves do Curso Técnico em Edificações (2° Ano)

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Projeto ganha destaque em vários sites !


Para todos terem uma ideia do Progresso e Repercussão que teve o projeto ISOLAMENTO TÉRMICO: SOLUÇÃO ECONÔMICA E ECOLÓGICA, desenvolvido pelos alunos do Curso Técnico em Edificações (2° ano) da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira.

CLIQUE AQUI & visite a reportagem

CLIQUE AQUI & visite a reportagem

CLIQUE AQUI & visite a reportagem

Além de muitos e outros sites que estão falando do Projeto que a cada dia ganha mais destaque na mídia.