Na terça-feira (14/02/2012) alunos do Curso de Edificações - 2° Ano B, foram divulgar o projeto para as outras turmas da EEEP Dr. José Alves da Silveira (Agronegócio - 2° ano / Logística - 2° Ano / RDC - 1° e 2° ano / Nutrição e Dietética - 1° ano), na ocasião, os alunos falaram de como o projeto é desenvolvido e contamos com a presença de nosso colega Jefferson Brendah, onde foi na casa dele que se foi colocada a 1ª manta. A forma que os alunos se dividiram para falar do projeto foi 7 equipes de 6 pessoas, no qual houve participação de todos.
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
Participação na V Feira Estadual
Após os ótimos resultados obtidos na I Feira da EEEP Dr. José Alves da Silveira, o projeto foi escolhido para participar da III Feira Regional (Crede 12), conseguindo o 1° lugar na área das Ciências Ambientais,o projeto ISOLAMENTO TÉRMICO - SOLUÇÃO ECONÔMICA E ECOLÓGICA foi classificado para participar da V Feira Estadual, que ocorreu a abertura dia 06/12/2011, e as apresentações foram nos dias 07, 08 e 09 de dezembro no Hotel Praia Centro, na ocasião das apresentações, o projeto recebeu diversos elogios e ganhou mais repercussão ainda. Os alunos que foram responsáveis para apresentar o projeto, Guilherme e Crysna não deixaram nada a desejar, fazendo com que o projeto tenha sido um dos mais comentados pelos estudantes, visitantes e jurados que participaram da Feira Estadual.
Matéria sobre o Projeto é destaque na Adital Jovem
No finalzinho do ano passado, uma das revistas online mais conhecida e visitada da América Latina. Onde o projeto recebeu grande destaque.
O que você faz com as caixas de leite e de sucos após o consumo das bebidas? Estudantes do curso de Edificações da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Dr. José Alves da Silveira, em Quixeramobim, cidade do sertão central do Ceará, no Nordeste do Brasil, decidiram reaproveitar as embalagens para reduzir a temperatura dentro das residências do município.
A ação faz parte do projeto Isolamento térmico: solução econômica e ecológica, idealizado e desenvolvido pelos próprios alunos da Escola. A ideia é aproveitar as embalagens Tetra Pak para a construção de mantas de isolamento térmico.
Crysna Mara Arruda, uma das participantes do projeto, explica que a iniciativa consiste em colocar mantas de embalagens Tetra Pak abaixo das telhas e entre os caibros e as ripas (madeiras fixas no teto para segurar o telhado). Segundo a estudante, cada metro quadrado de manta é formado, em média, por 20 caixas de leite longa vida.
Adriana Alves, professora do curso de Edificações e orientadora da iniciativa, mostra-se orgulhosa pelo trabalho da turma. Ela destaca o mérito dos/as alunos/as desde o início. "Em agosto, nós lançamos temas para a turma e eles escolheram o que para eles tinha maior relevância, que era o de meio ambiente e sustentabilidade. A partir daí eles passaram uma semana pesquisando”, comenta, lembrando que os/as participantes ainda tiveram aulas e laboratórios de química e física.
Os/as estudantes não ficaram apenas nos conhecimentos teóricos e nas práticas de laboratórios. Foram a campo falar com moradores de comunidades carentes da cidade e se mobilizaram para arrecadar as embalagens Tetra Pak. "Depois da divulgação, a gente recebeu várias embalagens, também instalamos pontos de coleta. Ao todo, foram mais de 3 mil caixinhas que deixaram de ir pro lixo”, afirma Crysna.
A turma, formada por 45 alunos entre 14 e 15 anos, já pode dizer que contribuiu para a melhoria da qualidade de vida no município. Adriana explica que os estudantes optaram por iniciar o projeto no bairro Maravilha, comunidade de baixa renda. Sem condições de possuir ventilador ou ar condicionado, as famílias sofriam com as altas temperaturas da cidade.
"Os estudantes colocaram um termômetro na casa escolhida e pediram para a moradora medir a temperatura durante uma semana, por volta das 13h. Teve dia em que a temperatura no ambiente interno chegou a quase 40 graus”, comenta a professora. Calor que pôde ser aliviado após a instalação da manta. Depois de realizar o mesmo procedimento, os estudantes verificaram uma diminuição de até nove graus.
"É importante porque é um projeto sustentável, diminui o volume de lixo e diminui a temperatura das casas, proporcionando mais conforto para as pessoas”, destaca Crysna. A estudante ainda ressalta a oportunidade de pesquisar sobre o assunto e verificar a validade do projeto. "É interessante porque [além de pesquisar] a gente comprova, a gente vê que realmente dá certo”, comenta.
A intenção da turma do curso de Edificações é continuar com o projeto e expandir para outras localidades da região. De acordo com Adriana Alves, os/as estudantes já pensam em capacitar moradores da cidade para construírem novas mantas. "A ideia é replicar o projeto”, afirma.
VEJA A REPORTAGEM
Bolsas/Sacolas Ecológicas
Além das mantas de Isolamento Térmico, as caixinha Tetra Pak também servem para fazer bolsas/sacolas ecológicas. Veja abaixo fotos de mais uma ideia desenvolvida:
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
Projeto sai em matéria da Revista EcoNordeste
Mais uma vez mostrando a repercussão do Projeto que o Curso Técnico em Edificações (2°Ano) da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira está aplicando aqui em Quixeramobim, trago-lhes o print da reportagem sobre o projeto que saiu na Revista EcoNordeste. Uma das revistas ecológicas mais famosas no país.
*Clique na imagem para vê-la em tamanho real
A MATÉRIA SOBRE O PROJETO PODE SER CONFERIDA CLICANDO AQUI, E ELA ESTÁ PRESENTE NAS PÁGINAS 22 E 23
Visita do Jornalista do Diário do Nordeste
Após recebermos a visita da equipe da TV Diário, recebemos essa semana a visita do jornalista Gledson Araújo do Jornal Diário do Nordeste, aqui na Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira, juntamente com os alunos e a professora Adriana Alves do Curso Técnico em Edificações (2° Ano)
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
Projeto ganha destaque em vários sites !
Para todos terem uma ideia do Progresso e Repercussão que teve o projeto ISOLAMENTO TÉRMICO: SOLUÇÃO ECONÔMICA E ECOLÓGICA, desenvolvido pelos alunos do Curso Técnico em Edificações (2° ano) da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira.
CLIQUE AQUI & visite a reportagem
CLIQUE AQUI & visite a reportagem
CLIQUE AQUI & visite a reportagem
Além de muitos e outros sites que estão falando do Projeto que a cada dia ganha mais destaque na mídia.
Assinar:
Postagens (Atom)